Conexão Ocupa: programação cultural itinerante em Ermelino e Cangaíba

Conexão Ocupa: programação cultural itinerante em Ermelino e Cangaíba

No mês de maio, os bairros de Ermelino Matarazzo e Cangaíba vão receber cinco programações culturais especiais, numa parceria bastante interessante entre a Ocupação Cultural Mateus Santos, em Ermelino Matarazzo e o Teatro Municipal Flávio Império, no Cangaíba.

Nomeada de “Conexão Ocupa”, a ação tem por objetivo estreitar laços entre os dois equipamentos culturais e também fortalecer os pontos existentes nos territórios atendidos, criando uma teia cultural entre os espaços. Toda a programação foi construída de forma que o público possa acessar os conteúdos diretamente de suas casas ou em espaços nos quais circulam cotidianamente, sem causar aglomeração durante a programação.

A primeira ação será neste sábado, 01 de maio, com participação do Val Jamaica, morador da Vila Sílvia e importante figura da zona leste, com ações de reciclagem e ressignificação do espaço público por todo o território. O Jamaica utilizará seu carro de som, totalmente estilizado, para carregar um “Sarau Móvel”, comandado pelo Poeta Beká, espalhando poesia nas ruas entre a Ocupação e o Teatro Flávio Império.

Já no próximo sábado, dia 08 de maio, alguns moradores do entorno do Teatro e da Ocupação, receberão um “Correio Poético”, um Zine produzido pelo Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, diretamente em suas caixas de correio.

A programação no dia 15 de maio ficará por conta da “Poesia Que Cola”, lambe-lambes espalhadas pelo bairro, com mensagens poéticas e afetivas sobre os cuidados com a pandemia e também poesias de autores do território.

No dia 22 de maio, a parede externa do Teatro Flávio Império vai virar uma grande plataforma na qual será exibido em tamanho grande uma performance poético-corporal da dançarina e poeta Yasmin Ribeiro, integrante do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo. Os moradores dos prédios ao redor do Teatro poderão assistir a performance diretamente dos seus apartamentos, que também ficará disponível na internet posteriormente.

Já a última ação do Conexão Ocupa será realizada no dia 29 de maio, com a instalação de uma obra produzida pelos artistas visuais Felipe Bit e Jana Ilustra, retratando o poeta, produtor cultural, dançarino e ativista da zona leste Daniel Marques, que dá nome ao parque anexo ao Teatro.

Todas as ações serão produzidas pelo Movimento Cultural Ermelino Matarazzo em parceria com o Teatro Municipal do Cangaíba – Flávio Império.

Maiores informações, acessem o evento aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *